Por Termoformado | lepafilmes

IML POR TERMOFORMADO

1/4

O processo de termoformagem consiste no aquecimento de uma placa termoplástica plana, previamente extrudada, a fim de que amoleça sobre um molde macho ou fêmea, onde o ar é sugado por entre a placa e o molde para que o material adquira o contorno da peça.

A termoformagem é um dos mais simples e econômicos processos de transformação de plásticos e, consiste basicamente de cinco passos:

 

1) A placa é fixada na máquina;
2) A placa é aquecida;
3) A placa toma a forma do(s) molde(s) com o auxílio de vácuo, ar comprimido ou algum componente mecânico;
4) A peça é resfriada o suficiente para ser removida sem distorcer;
5) As rebarbas, principalmente as da área onde a placa foi fixada, são removidas.

 

Usa-se a termoformagem principalmente para a produção de peças de grandes dimensões e que não possuam desenhos complexos, como caiaques, caixas de ar automotivas, gavetas de geladeira etc; ou então, para embalagens descartáveis que não teriam um custo compensador se fossem produzidas via injeção, por exemplo.

Existem algumas variações desse processo, incluindo: vacuum forming, vacuum snap back, pressure forming, twin sheet forming, plug assist, billow forming, free forming, drape forming, stretch forming, matched die forminge inline thermoforming.

 

A termoformagem IML simplesmente é a decoração do produto durante o processo de termoformagem. O rótulo IML é inserido no molde, fundindo-se com a folha plástica aquecida durante a formação da embalagem final. O resultado final é uma embalagem decorada, produzida em uma só vez.

Estrada José Marques Ribeiro, 1034
Guaturinho - Cajamar – SP
CEP. 07756-640


Tel: (11) 4498-3408